Autora: Valdirene Oliveira Silva
Estudar a Era Medieval nos remete as perseguições religiosas, as pessoas torturadas, as crianças e mulheres maltratadas, aos cavaleiros, aos poderosos reis e ao gigantesco poder da igreja sobre tudo e todos, por isso podemos denominar este período como a “Era das trevas”.
Não podemos ver a Era Medieval somente por este prisma, pois neste mesmo período tivemos vários acontecimentos que influenciaram, e influenciam a nossa sociedade até os dias atuais. Seguindo nesta linha podemos observar que neste período tivemos avanços em algumas áreas, como por exemplo, na linguagem e na literatura européia, tivemos a criação de universidades entre outros avanços relacionados com a cultura e a arte.
É interessante salienta que a visão da época era uma visão teocêntrica, pois a igreja controlava tanto o poder do estado como também o modo de vida de todos, para a igreja o importante era a salvação da alma, pois o homem era uma criatura divina, de passagem pela Terra e que deveria cuidar, em primeiro lugar, da vida eterna e de sua essência. Tudo era feito em nome de Deus, até as guerras, estas denominadas “Guerras Santas”, as quais eram travadas em seu nome, Deus era o fundamento de tudo.
É importante mostrar o papel da mulher neste período negro, as quais eram tratadas como ser inferior e que trazia o pecado do mundo nas costa. Estas trabalhavam tanto quanto os homens embora fossem julgadas inferiores a eles, elas não tinham muitas opções: ou casavam ou iam para o convento, os casamentos eram arranjados pelos pais quando a menina ainda era criança e visavam aumento de terras, nas classes sociais mais altas a menina casava aos 8 anos de idade.
A mulher era tratada com uma serviçal, como um objeto do marido, ao qual deviam obediência e fidelidade. Aprendiam sobre cura e medicina familiar, mas não tão profundamente, pois poderiam ser consideradas bruxas. Como as mulheres tinham que saber um pouco sobre cura, muitas delas, além de parteiras e cozinheiras, também foram acusadas de bruxaria e condenadas à fogueira. Entre os 10 e 15 anos aprendiam um ofício e ao casarem podiam continuá-lo para ajudar seus maridos. Cuidavam da comida e da confecção das roupas.
Com o passar do tempo essa situação referente às mulheres e também a influência que a igreja tinha sobre tudo começou a diminuir, principalmente pelo crescimento das cidades, as quais começaram a apresentar novos valores culturais ocasionando com isso a quebra de muitos dos dogmas da igreja. Surge uma corrente contraria a igreja, a qual era composta por padres e membros da própria igreja que começaram a discordar da filosofia mantida pela igreja, com surge o “Protestantismo”.
Com toda essa situação surge a necessidade da igreja ir em busca de novos seguidores, criando com isso a “Companhia de Jesus”, a qual tinha a obrigação de catequizar e ensinar aos nativos do novo mundo nos moldes da igreja. Deus era fundamento de toda a ação pedagógica e finalidade da formação do cristão. Quanto às técnicas de ensinar, a maneira de pensar era rigorosa e formal cada vez mais determina os passos do trabalho escolar.
Atualmente temos uma educação permanente, que permite a continuidade dos estudos, e o acesso às informações, mediante uma auto-formação controlada. Em relação a posição da mulher na sociedade tivemos uma evolução grandiosa, o que quer dizer que estamos com a situação ideal, a participação da mulher é mais direta na construção de nossa sociedade. As mulheres modernas atuam como mãe, donas de casa, esposa, trabalham fora e além de tudo ainda conseguem um tempo para si mesma. Hoje a mulher conseguiu direitos iguais, em tudo na sociedade, mais mesmo assim vemos que em alguns casos esses direitos não são respeitados. Na educação, as mulheres ocupam mais da metade das vagas nas escolas e universidades. Em comparação com a Era Medieval, podemos dizer que atualmente a mulher conseguiu o seu lugar na sociedade, mais tenha certeza de que existe muito a conquistar ainda.
Como já foi citado, encontramos alguns resquícios da influencia medieval, principalmente na educação, exemplo disso é a presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que devem responder pela sua atividade à igreja ou a outro poder, as práxis disciplinares e avaliativas resumindo todo o processo de aprendizagem a uma única prova escrita. Muitos dos assuntos estudados são oriundos daquela época, temos escolas que apresentam o latim como disciplina da grade curricular.
É interessante tomarmos conhecimento dos fatos ocorridos neste período da nossa história, para que consigamos aprender com os erros e que estes não apareçam mais. Este tema é tratado no 9º ano do ensino fundamental II, e se faz interessante mostrar de maneira ampla como era o pensamento medieval. Como a igreja influenciava as pessoas em todos os sentidos da vida. Na educação, política, literatura, arte, filosofia e ciências e mesmo com suas restrições, muitas impostas pelas leis da igreja, a idade média teve alguns avanços para as gerações futuras.
Espaço para minhas análises e atividades desenvolvidas. Publicarei trabalhos realizados dentro e fora da sala de aula.
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Opa! Muito bom...
ResponderExcluirBom, agora meu pitaco...
Foi também no período medieval que a Igreja começou a sofrer com as ideias que iam de encontro aos seus princípios, mesmo antes da Reforma Protestante.Com isso quero tratar da importância da FILOSOFIA nesse período: foram muitos os filósofos nesse período, mas quero tratar sobre tudo de Guilherme de Ockham.
Ockham foi um monge franciscano e discípulo de Duns Scott. Assim como seu mestre discordava da maneira como a igreja conduzia o "mundo". Seguindo o princípio franciscano, que se baseia na simplicidade, Ockaham assim assim também o fez com relação ao conhecimento, partindo dos princípios lógicos para fundamentar a questão necessária que tange a racionalidade humana.Assim este filósofo não somente contrapõe à Igreja como também filósofos da tradição como Platão e Aristóteles, principalmente quando diz que as coisas não passam de nomes. Partindo desse autor os princípios das ideias empiristas, das ciências e até de economia...
Pitaquei...rrsrrrs