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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL – INCLUSÃO


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1.DADOS DE EXPERIMENTAÇÃO.
Nome da proposta: Inclusão de verdade.
Participantes: Alunos com necessidades especiais da Escola Municipal Isbela Freire Pimentel.
Quantidade de alunos sinalizados nesta Unidade Escolar: 19 alunos – (05) Femininos e (14) Masculinos.

2.DETALHAMENTO DA EXPERIMENTAÇÃO.
Objetivos:
•Identificar os alunos portadores de necessidades especiais;
•Incluir alunos com necessidades especiais no cotidiano escolar.

Conhecimentos a serem tratados:
•Integração;
•Socialização.

Descrição da experimentação:
•Observar os aspectos metodológicos;
•Diversificação de tempos e espaços pedagógicos de aprendizagem;
•Inovações curriculares;
•Novas práticas pedagógicas e sistemáticas da avaliação;
•Metodologia diversificada que acolha a todos de forma igual, onde alunos com necessidades especiais sejam ativos e participantes;
•Adoção de uma prática pedagógica baseada na especificidade do alunado num dado espaço de tempo;
•Propor atividades abertas que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão de conhecimento e de desempenho. (debates, pesquisas, registros, vivências, etc.).

Recursos utilizados:
•Livros, revistas, jornais;
•Vídeos;
•Grãos, jogos de montagem, sucatas;
•Brinquedos (bola, corda, etc).

Dificuldades:
•Adequar as atividades a todos;
•Motivar a participação de forma igual;
•Integrar alunos com necessidades especiais aos demais;
•Adequação do espaço físico;
•Mão de obra especializada.

Aspectos revelantes:
•A exclusão atinge a todos não só alunos com necessidades especiais, mas alunos com dificuldades em aprender que rejeitam propostas de trabalhos diversificados.

Elementos inovadores em destaque:
•É um projeto que implica em estudo, em planejamento de trabalho envolvendo todos que compõe a comunidade escolar.

Avaliação do aprendizado:
•Avaliar de modo dinâmico os caminhos de aprendizagem (registros e anotações diárias do professor, os chamados portefólios e demais arquivos de atividades dos alunos e os diários de classe;
•Processo contínuo e qualitativo.

Sugestões/Observações:
•As diversas áreas do conhecimento (disciplinas) devem estar integradas;
•Adequação do espaço físico (urgente);
•Especialização profissional.

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