SÉRIE: 1º ANO TURMA:
A, B e C TURNO: VESPERTINO DATA: __/03/2015
DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR:
MÁRCIO BANDEIRA
1ª AVALIAÇÃO – I
UNIDADE
1.
(Enem) Um professor dividiu a lousa da sala de
aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e
explicações, conforme a figura seguinte.
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Uma representação possível para essa segunda situação é:
a. a
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b. b
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c. c
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d. d
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e. e
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2.
Lembrando que qualquer número par p sempre pode
ser escrito na forma p = 2n, em que n é natural, prove que a soma de dois
números pares resulta em um número par.
3.
Determine a geratriz
dos seguintes decimais periódicos:
a. 0,333...
b. 0,1666...
c. 0,242424...
d. 0,125777...
4.
Se P corresponde ao número -127, Q corresponde
ao número 238 e M corresponde ao número -31, calcule PQ, PM e MQ.
5.
Classificar em verdadeira ou falsa cada uma das sentenças
a seguir. Justifique a sua escolha.
a. x
= 5 → x2
= 25
b. x2
= 25 → x = 5
6.
Se o quociente de um número inteiro p por um
número inteiro não nulo q é igual a uma dízima periódica, dizemos que
é
a fração geratriz dessa dízima periódica. De acordo com essa definição,
determinar a fração geratriz da dízima periódica 2,555....
7.
Em certo período, o fluxo de pessoas em um
aeroporto variou de 1600 a 3120 pessoas por hora. Indicando por x o número de
pessoas em uma hora qualquer desse período, classificar em verdadeira ou falsa
cada afirmação.
a. x
é um número racional.
b. x
pode ser qualquer número racional, com 1.600 ≤ x ≤ 3.120.
c. x pode assumir o valor
.
d. x pode assumir o valor
.
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