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sábado, 28 de março de 2015

COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

SÉRIE: 1º ANO         TURMA: A, B e C     TURNO: VESPERTINO      DATA: __/03/2015
DISCIPLINA: MATEMÁTICA      PROFESSOR: MÁRCIO BANDEIRA
1ª AVALIAÇÃO – I UNIDADE
1.    (Enem) Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte.




 Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo, e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas, dessa vez, utilizando 40% do espaço.
Uma representação possível para essa segunda situação é:
a.       a




b.       b




c.        c





d.       d





e.        e






2.    Lembrando que qualquer número par p sempre pode ser escrito na forma p = 2n, em que n é natural, prove que a soma de dois números pares resulta em um número par.
  
3.    Determine a geratriz  dos seguintes decimais periódicos:
a.       0,333...
b.      0,1666...
c.       0,242424...
d.      0,125777...

4.    Se P corresponde ao número -127, Q corresponde ao número 238 e M corresponde ao número -31, calcule PQ, PM e MQ.
  
5.    Classificar em verdadeira ou falsa cada uma das sentenças a seguir. Justifique a sua escolha.
a.       x = 5 → x2 = 25
b.      x2 = 25 → x = 5
  
6.    Se o quociente de um número inteiro p por um número inteiro não nulo q é igual a uma dízima periódica, dizemos que  é a fração geratriz dessa dízima periódica. De acordo com essa definição, determinar a fração geratriz da dízima periódica 2,555....
  
7.    Em certo período, o fluxo de pessoas em um aeroporto variou de 1600 a 3120 pessoas por hora. Indicando por x o número de pessoas em uma hora qualquer desse período, classificar em verdadeira ou falsa cada afirmação.
a.       x é um número racional.
b.      x pode ser qualquer número racional, com 1.600 ≤ x ≤ 3.120.
c.       x pode assumir o valor .

d.      x pode assumir o valor .

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